Brasil desperdiça 45% das competências das crianças, segundo Banco Mundial

Em entrevista divulgada pela Folha de São Paulo neste sábado (30/10/2020), a diretora do Banco Mundial para o Brasil, Paloma Anós Casero, afirmou que estudos daquela instituição estimam que uma criança nascida no Brasil, em 2019, vai chegar ao mercado de trabalho com apenas 55% do seu potencial produtivo.

Esse estudo do Banco Mundial leva em consideração investimentos que a criança tem em termos de educação e de nutrição. E ainda segundo Casero, “Isso é muito talento desperdiçado. […] Quase a metade das crianças de 10 anos no Brasil não conseguem interpretar um texto simples“.

São afirmações preocupantes, que tem influência de vários fatores, e que não devem ser ignoradas pela sociedade. Reverter esse quadro é um desafio de todos, sobretudo, para o Estado Brasileiro, as escolas e as famílias.

No campo familiar, recentemente foi tratado neste Blog a importância do complemento educacional para crianças. Caso tenha uma filha ou um filho matriculado entre o 2º e o 5º ano do ensino fundamental, e queira reduzir os riscos de desperdiçar de seus talentos, conheça o serviço on-line de desenvolvimento de competência para crianças oferecido pelo Docedu.

A importância do complemento educacional para crianças

Cada ser humano tem suas particularidades e um ritmo próprio para a aprendizagem, inclusive quando criança.

Nas escolas, mesmo nas mais conceituadas e bem avaliadas, esse ritmo dos estudantes, geralmente, é normatizado para os níveis da classe na qual está inserido, ou seja, há uma velocidade média de apresentação de conteúdos de acordo com a composição da turma.

O ritmo de aprendizagem individual não é constante, ele varia de acordo com o assunto abordado. Pois, depende de conhecimentos prévios e a didática utilizada pelo professor.

O mesmo estudante pode, no mesmo dia, viver situações distintas na escola:

  • desestímulo, diante de um ritmo de abordagem abaixo do seu, ou;
  • deficiência no desenvolvimento, diante de um ritmo de abordagem acima do seu.

Logo, a dificuldade e as lacunas de aprendizagem irão surgir em diferentes níveis, independente do estudante.

O auxílio dos pais no acompanhamento escolar ajuda a mitigar essas situações. Mas, além disso, existem serviços pedagógicos especializados que também podem colaborar.

Também conhecido como complemento escolar e apoio escolar, o complemento educacional é o acompanhamento continuado do estudante por equipe pedagógica especializada com o objetivo de colaborar no desenvolvimento do estudante durante todo o ano.

A diferença de um serviço de complemento educacional para um serviço de reforço escolar, é que o segundo é uma solução pontual, paliativa e emergencial, quando o desempenho em determinada disciplina já está comprometido e geralmente buscado pelos pais já no final do ano letivo.

O complemento educacional é diferente, é um serviço continuado, podendo ser iniciado já nos primeiros meses do ano letivo, gerando uma aprendizagem progressiva e sem rupturas.

Nesse sentido, o Docedu presta assessoria psicopedagógica por meios digitais a crianças matriculadas entre o 2º e o 5º ano do ensino fundamental. Nosso foco é o desenvolvimento de competências, especialmente ligadas à linguagem e a matemática, esperadas para essa fase da escolaridade. Além disso, nosso método também proporciona:

  • Interações ao vivo em grupo;
  • Incentivo à autonomia e à criatividade;
  • Atividades lúdicas de acordo com a escolaridade da criança;
  • Oportunidade de socialização com crianças de outras regiões do Brasil.

Conheça nosso serviço de complementação educacional on-line em docedu.com.br. Se restar alguma dúvida, não tenha receio, contate-nos por meio do e-mail contato@docedu.com.br, Whatsapp  (81) 3242-0123 ou ainda pelas redes sociais Facebook, Instagram ou Twitter.